top of page

O Que Você Sabe Sobre Stan Lee?

Atualizado: 26 de ago. de 2019


Stanley Martin Lieber, esse é o verdadeiro nome de um dos maiores escritores de quadrinhos que já existiu. O nome que ele adotou e pelo qual milhares o conheceram ficará gravado na história e na vida de milhares de pessoas que se encantaram, se divertiram, perderam o fôlego, verdadeiramente se entregaram a imaginação e se uniram aos seus heróis fantásticos. Esse é STAN LEE.

 


Se hoje os quadrinhos que ganharam os jovens nas décadas passadas e agora faturam bilhões de dólares nos cinemas, com suas continuações sendo aguardadas aponto das pessoas roerem as unhas dos pés, deve-se a fantástica fabrica de sonhos que era a cabeça desse grande escritor.


Por isso a Mundo Nerd traz um breve resumo da vida dessa lenda.


Stan Lee nasceu em Nova York no ano de 1922. Seus pais eram judeus imigrantes da Romênia e sua família era pobre.


Posso ajudar?

Lee escrevia desde pequeno e sonhava um dia escrever um grande romance. Era um jovem muito trabalhador. Trabalhou escrevendo obituários em jornais, entregando sanduíches para escritórios, office boy e já foi até "lanterninha" de um Teatro na Broadway.


Ainda na adolescência ele foi trabalhar na Timely Comics que mais tarde se tornaria Marvel Comics. Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher textos que apareceram na revista do Capitão América em 1941, ele com apenas 17 anos se tornou o editor mais jovem do ramo. Stanley usou nessa publicação o nome de Stan Lee por que ele sonhava um dia em escrever um grande romance e não queria que seu nome verdadeiro fosse ligado a essa vida de quadrinhos.


Stan Lee se alistou no exército durante a segunda grande guerra, servindo na parte de comunicações. Ao findar a guerra retornou para seu antigo emprego e nessa época lançou a célebre frase, "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades".

O Jovem Stan Lee Servindo na Parte de Comunicações do Exercito Americano na Segunda Guerra.

Ele, ao final da década de 1950, estava insatisfeito com sua carreira e chegou a pensar em sair da área.








Sua Esposa. Ótima Conselheira


A DC Comics tinha dado um gás no gênero ao final da década de 1950, então a agora Marvel Comics deu a Lee a tarefa de criar novos super heróis para seu cartel. Lee estava se sentido meio velho para escrever esse tipo de trabalho e não queria fazer o estilo heróis estereotipado das outras revistas.


Stan e Joan foram casados quase 60 anos. Infelizmente ela faleceu em 2017 aos 93 anos. Joan fez uma participação especial no filme X-Men Apocalypse de 2016.

Foi então que veio o GRANDE CONSELHO. Sua mulher Joan vendo que seu marido estava quase abandonando essa carreira, o aconselhou a escrever os personagens, a seu modo. Ele seguiu o conselho e junto com Jack Kirby, começaram a criar novos heróis com sentimentos complexos, problemas e medos humanos. Os heróis criados pelos dois mostravam que ter super poderes não resolvia tudo, colocava uma visão mais reflexiva dentro da narrativa, o que trazia uma proximidade maior do leitor com os personagens.


Nessa época surgiram grandes personagens como, por exemplo:


- O Quarteto fantástico;

- O Incrível Hulk;

- Homem de Ferro;

- Thor;

- X-Men;

- Demolidor;

- Doutor Estranho;

E o personagem de maior sucesso da Marvel: O Homem-Aranha.


Jack Kirby foi co-criador do Capitão América.

Grandes escritores fizeram parcerias com Lee para criar esse timaço, entre eles estão Bill Everett (criador do Namor), Steve Ditko (criador da maioria dos vilões do Homem Aranha) e o já mencionado Jack Kirby.


Nos anos seguintes a Marvel com sucesso das histórias ,só fez crescer, o que rendeu a Stan Lee a função de Cara pública da Marvel. Nessa época ele teve de se mudar para a Califórnia para ajudar nos trabalhos de televisão e filmes da Marvel.

Com a compra da Marvel pela Disney, Stan Lee que, já havia feito participações em outras adaptações de suas histórias, foi convidado a participar dos filmes dos heróis. O que acabou se tornando uma atração a parte dentro dos filmes.


Uma de suas ótimas aparições foi no final da serie animada do Homem Aranha que passava nas manhãs da TV Globo. Lee é apresentado como ele mesmo e ainda da uma voltinha de teia com o Aranha.




Stan Lee junto com outros editores criaram um verdadeiro universo, que encanta e atrai uma legião de fãs todos os anos.

Infelizmente em 12 de novembro de 2018, decorrente de uma pneumonia por aspiração, aos 95 anos Stan Lee faleceu.


Sua história e legado será lembrado e ira inspirar muitas e muitas gerações. Seu brilhantismo, carisma e criatividade fizeram dele uma lenda. Só nos resta agora é agradecer e manter sua memória viva em nossos corações e suas obras espalhadas por todo o Mundo Nerd.




Bem esse foi um breve resumo da trajetória de um verdadeiro ícone da Cultura Pop.

Espero que você como eu tenha curtido esse relato.


Não se esqueça de comentar, compartilhar e sugerir outras biografias que você queira conhecer.


Valeu Nerd.


131 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page